ago

31

Divisão de treinos – parte I

Esse é um assunto que pode trazer muitas dúvidas e por isso resolvemos fazer uma série de posts a respeito da tão falada divisão correta de treinos. Vamos dar algumas ideias e dicas da metodologia RUMO AO SINISTRO, lembrando que são apenas sugestões e que existem outros meios. Cabe a cada pessoa utilizar a metodologia que melhor se adapte às particularidades biológicas de cada um.

Como praticamente tudo com relação a treino e dieta, muito depende de cada um: objetivos, frequência de treinos, grupos musculares com mais dificuldade de desenvolvimento…

Falaremos hoje da divisão de treino A, B e C

Particularmente preferimos usar a divisão A, B e C apenas para quem está passando pelas fases inicias do treinamento ou para as pessoas que irão treinar apenas 3 vezes na semana. Caso contrário, para quem pode treinar 5 vezes na semana, por exemplo, é mais indicado fazer a divisão A, B, C, D e E.

Numa divisão A,B e C damos preferência a usar:
– A: peito e tríceps, costas e bíceps, ou ombros e pernas
– B: peito e ombros, costas e bíceps, ou pernas e tríceps
– C: peito, ombro e tríceps, costas e bíceps, ou pernas

É comum vermos nesse tipo de divisão usar peito e bíceps, costas com tríceps e ombros com pernas. Preferimos a utilização dos exemplos acima pois quando se treina peito também são utilizados em sinergia (auxiliar no movimento) os músculos de ombros e tríceps, e no treino de costas os bíceps também são requisitados. Dessa maneira, se na segunda-feira treinamos peito e bíceps não é correto trabalhar costas já no próximo treino, uma vez que os bíceps foram estimulados na segunda-feira; ou trabalhar ombro na quarta-feira já que os ombros foram auxiliares no movimento no dia do treino de peito. É preferível usar os músculos sinergistas nos mesmos dias, fadigando tudo no mesmo dia em um treino RUMO AO SINISTRO, para dar o devido descanso e tempo para o  anabolismo.

Como trata-se de algo muito individual, cabe a cada pessoa observar que tipo de divisão traz mais resultados. Fiquem de olho quem em breve postaremos mais coisas sobre o assunto.