set

07

Divisão de treinos – parte II

Continuando o assunto a respeito da divisão de treinos hoje iremos falar sobre o que, na nossa opinião, é a melhor divisão para quem treina todo dia e já está em um nível legal de treinamento: a divisão A, B, C, D e E, treinando um músculo por dia. Nesse tipo de divisão temos tempo para dar uma ênfase legal nos grupos musculares que estão em assimetria e dar a devida intensidade a cada músculo.

Mas por qual músculo devo começar? Nós aconselhamos iniciar a semana com costas ou pernas, pois são os dois grupos maiores e é interessante que esses músculos estejam distantes um do outro, pois seria complicado fazer agachamento na terça se você já fez uma remada curvada intensa na segunda. Por exemplo, se você optou por iniciar o que deveria ser o melhor treino na semana, de pernas, já que descansou o músculo no fim de semana, na terça seria interessante colocar um músculo pequeno, como braços, já que colocaremos costas mais para o fim da semana, dando um descanso para os bíceps e tríceps para poder fazer um bom treino de costas e peito no decorrer da semana, já que bíceps e tríceps são sinergistas (auxiliares no movimento) no treino desses dois músculos maiores.

Dessa maneira ficamos com: pernas na segunda, bíceps e tríceps na terça, quarta seria legal dar um descanso se você puder treinar sábado ou domingo (caso contrário treine de de segunda à sexta mesmo), ombros na quinta, podendo aproveitar para colocar  panturrilhas ou abdômen nesse dia, já que é um músculo menor e não trará um desgaste tão grande, costas na sexta, pois os bíceps já estarão recuperados e poderão auxiliar de  maneira mais efetiva o treino. No sábado ou domingo treinar peitorais, podendo acrescentar abdominais ou panturrilhas novamente.

Cabe a cada um fazer ajustes nessa divisão de acordo com principais necessidades e objetivos. Se os braços são muito inferiores aos demais músculos, podemos acrescentar um exercício de bíceps no dia de costas, já que os bíceps trabalham junto com as puxadas e remadas. Com 2 ou 3 séries de um exercício isolado para o bíceps fica fácil  fadigar esta musculatura, e o mesmo pode ser feito com tríceps no dia de peito.

Cuide da sua divisão para não ficar muito tempo treinando, o treino deve ser breve e intenso, pois existe uma linha muito tênue entre o anabolismo e o catabolismo. Fique ligado e se mantenha RUMO AO SINISTRO!!!!