out

05

Musculação X Artes Marciais

Sempre somos questionados em como conciliar treinos de hipertrofia e artes marciais. Primeiramente temos que decidir qual é nosso objetivo principal, vamos pensar no que ocorre com a maior parte dos praticantes dessas duas modalidades. Se o objetivo for realmente lutar, o treino de musculação deve ser voltado à preparação física específica para a luta. Cada caso é um caso diferente mas em geral 3 vezes na semana respeitando uma periodização, calendários de lutas,  e saber encaixar a preparação em dias em que o treino de arte marcial é menos intenso.

Se o objetivo é ter uma aumento expressivo de massa muscular e ser um bodybuilding o treino de lutas deverá ficar para um segundo plano, dando ênfase à musculação e mantendo uns 2 treinos de lutas por semana. Isso foi o que funcionou para Fabrício Pacholok, um dos fundadores desse blog. Até 2010 ele treinava musculação voltada para a hipertrofia e jiu jitsu todos os dias, como queria mais volume e participar de campeonatos, diminuiu para 2 dias na semana o treino de jiu jitsu, em horários contrários a musculação e nos dias em que treinava os músculos menores. Conseguiu num período de dois anos e meio o ganho de 20 kg de massa muscular.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como a maioria das pessoas não pretende lutar ou ser bodybuilding o que temos a indicar é: se for fazer os dois todos os dias, que sejam em horários contrários, tendo boas horas de descanso entre um treino e outro, ou algo do tipo: musculação segunda, quartas e sextas; lutas terças e quintas. Para todos os casos uma boa alimentação ao longo do dia, manter um bom pré e pós treino nas duas atividades e dormir adequadamente são indispensáveis para que você mantenha RUMO AO SINISTRO!