out

19

O que é melhor para emagrecer: musculação ou aeróbico?

Ouvimos diariamente na academia frases como “Não quero ficar muito grande, só quero perder a barriga, vou fazer mais aeróbico” e outras coisas do tipo.

Se o objetivo é “perder a barriga” não se preocupe em ficar muito grande, porque para isso você teria que nascer de novo. Para o cara ficar grande, são necessários muitos anos de treino, dieta hipercalórica, muita suplementação e, mesmo assim, é difícil chegar nesse nível. Então pode ficar tranquilo, sua dieta com 1 fatia de pão e frutas não o deixarão um “monstro”.

 

 

 

 

 

 

 

Agora que você já percebeu que não se tornará um “mostro horrível e gigantesco” e que poderá treinar de verdade, vamos decidir: o que será melhor para você atingir um baixo percentual de gordura? Aeróbico ou musculação?

A musculação pode ser mais eficiente para perder peso do que correr ou pedalar. O corpo que tem a musculatura desenvolvida queima, naturalmente, muito mais calorias o dia inteiro, e não apenas no momento do exercício. O corpo usa energia para tudo (andar, trabalhar, tomar banho e até dormir). A musculatura desenvolvida precisa de mais combustível para fazer essas atividades, portanto, queima mais calorias.

Os exercícios aeróbicos não proporcionam um aumento considerável de massa muscular, a maioria não estimula os músculos do tronco e dos membros superiores e, assim que você pára o exercício aeróbico, o metabolismo do corpo desacelera. Então, é simples: fazer esteira queima calorias, claro. Mas assim que você parar a atividade, essa queima cai. Já a musculação aumenta o gasto de calorias pois acelera o metabolismo devido a microrrupturas que ocorrem após um treino intenso (aquela dor tardia, eleva seu metabolismo durante dias) e, com uma dieta adequada, você emagrece mais rápido.

Após uma seção de musculação intensa e bem executada, seu organismo consumiu as fontes de glicogênio e precisará da gordura como fonte de energia. Nesse momento seria muito interessante acrescentar uma atividade aeróbica moderada durante 20 a 40 minutos, e tirar proveito da combinação das duas atividades.

A combinação entre musculação e aeróbico é, certamente, a melhor estratégia. Mas se você tem o tempo reduzido, nós recomendamos que você priorize a musculação com alta intensidade, no estilo RUMO AO SINISTRO.