dez

24

Dextrose X Dextrina

Em busca do aumento de massa muscular ou da melhora no rendimento esportivo, muitos adotam algum tipo de suplemento nutricional em sua rotina e na maioria dos casos sem orientação personalizada de um profissional da saúde.  O mercado de suplementos cresceu muito, no entanto, muitos destes ainda sem um consenso ou comprovação científica.

Algo que confunde muita gente é a diferença da maltodextrina e da dextrose.

Para entendermos isso, vamos primeiro diferenciar os carboidrato simples dos carboidratos complexos:

– Simples (monossacarídeos: frutose, glicose, galactose; dissacarídeos:sacarose, lactose, maltose)

– Complexos (oligossacarídeos e polissacarídeos: amido, celulose, glicogênio).

A dextrose, mais conhecida como glicose, é a fonte principal de energia do corpo. A dextrose é quimicamente considerada um carboidrato simples. Ela é o açúcar principal que o corpo produz. O corpo produz glicose a partir dos 3 elementos dos alimentos: a proteína, a gordura e o carboidrato. Porém a maior parte é do carboidrato. A dextrose, por ser um carboidrato simples com o alto índice glicêmico de 111 no ranking, é digerida rapidamente, o que estimula a liberação da insulina.

Maltodextrina é um carboidrato complexo. A maltodextrina contém polímeros de dextrose/glicose, compostos de açúcar unidos que são mais fáceis para o corpo assimilar e usar.

Dextrose vs. Maltodextrina

Digestão - Apesar da maltodextrina ser um carboidrato complexo, você não precisa se deixar levar por isso. A união dos compostos que formam a maltodextrina e a tornam um carboidrato “complexo” são fracos e extremamente simples o que faz com que a digestão dela seja somente um pouco mais lenta que a dextrose.

Índice Glicêmico - Quanto maior o índice glicêmico do carboidrato maior vai ser o pico de insulina. Quanto maior o pico de insulina, maior vai ser o transporte de nutrientes para dentro das células, como as proteínas, creatina, glutamina, bcaas, entre outros nutrientes (por isso malto e dextrose são utilizados no pós-treino, junto do whey). De uma forma simples, o índice glicêmico é um sistema de ranking numérico que indica como um carboidrato eleva a glicose no sangue e conseqüentemente a insulina, no qual a dextrose tem o valor de 111 contra 105 da Maltodextrina.  Ambos são elevado, a maltodextrina pode gerar um pico de insulina quase tão alto como a Dextrose.

Como você mesmo leu, as principais “diferenças” entre malto e dextrose são mínimas. Se o seu objetivo for usar dextrose ou malto para a reposição de glicogênio que foi perdido durante o treino e elevação da insulina para aumentar a absorção de outros nutrientes como proteína, tanto uma como outra vai conseguir fazer o trabalho com total eficácia.