fev

08

Tríceps paralela

foto 2

Hoje falaremos de um exercício poderoso para o tríceps: a extensão de cotovelos na barra paralela.

Muito utilizado desde os primórdios da musculação, a paralela se mostra um excelente exercício, com amplo trabalho das 3 cabeças do tríceps e recrutamento motor, e grande nível de dificuldade por utilizar o peso corporal (sabemos da importância de isolar as porções, porém um exercício básico pesado sempre se faz necessário, para o conhecido ganho de volume e força). Observem os ginastas (e as ginastas) e seus tríceps, o volume, definição e força. A paralela está na rotina dos treinos desse esporte.

Para as mulheres esse exercício tem uma importância particular, pois além do trabalho muscular intenso no tríceps, o peitoral (parte inferior principalmente) e o ombro (parte anterior do deltóide principalmente) são fortemente solicitados e estressados. Salvo para algumas categorias femininas de fisiculturismo, onde o músculo peitoral é avaliado na mesma perspectiva que para os homens (volume, definição e simetria), a maioria das mulheres não necessita de grande desenvolvimento muscular no peitoral, pois ele crescerá também para cima e competirá “contra” os seios na estética deixando a caixa torácica com aspecto mais masculino.  Tanto que há muitas mulheres que nem fazem exercícios para o peitoral. Entretanto, a barra paralela (e também o supino declinado ou canadense) estressa e rompe fibras mais na parte inferior do peitoral, parte essa que quando aumentada não ficará tão aparente, por estar por baixo dos seios. E toda essa hipertrofia na parte inferior do peitoral favorecerá o apontamento dos seios para frente e para cima, dando-lha um pequeno “empurrão” por baixo da mama e/ou da prótese.

foto 1

 

Mas somente algumas poucas mulheres conseguem executá-lo com o peso do próprio corpo, assim como alguns homens, então se sugere também a variação no conhecido gravitron ou assisted dip chin.

Variações semelhantes de exercícios multiarticulares como a extensão de cotovelo na máquina (paralela máquina), no banco (tríceps banco) e supino fechado são também amplamente utilizados e apresentam bons resultados.

Varie os exercícios, os métodos, as repetições e os intervalos, e continue Rumo Ao Sinistro.

Prof. Felipe Glir