nov

02

Quando começar a TPC???

Quando você faz um ciclo de esteroides você não quer perder tudo no pós-ciclo então é preciso ter em mente que uma boa terapia pós-ciclo (TPC) é necessária. Nos homens, a administração de esteroides anabolizantes produz uma previsível depressão dose-dependente do hormônio luteinizante (LH, responsável pela produção de testosterona) e hormônio folículo estimulante (FSH, responsável pela espermatogênese), através do ciclo de feedback negativo do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal (HPG / HPT). Não há nenhuma vantagem em gastar seu dinheiro em esteroides e muitas horas na academia só para perder tudo no final de um ciclo porque você não recuperou sua produção de hormônios endógenos depois. TPC com gonadotrofina coriônica (hCG) e anti-estrógenos aceleram a recuperação, estimulando a produção de LH e testosterona.

Existem vários protocolos de quando iniciar a TPC, mas na minha opinião o protocolo mais seguido atualmente, o de esperar uma meia-vida da droga após a última aplicação do ciclo está longe de ser o melhor e pode ser péssimo para a recuperação de seu eixo hormonal em um ciclo longo usando drogas de meia-vida longa (dura, enantato, deca, cipionato, etc), principalmente porque os usuários costumam usar um protocolo TPC de apenas quatro semanas nesses casos. Se você faz um ciclo com drogas de meia-vida curta (como propianato e stanozolol), esse protocolo pode ser eficiente, porque a concentração dessas drogas no plasma sanguíneo vai diminuir rapidamente, dando tempo suficiente para atuação dos anti-estrógenos agirem eficazmente na estimulação dos hormônios LH e FSH. Usando drogas de meia-vida longa os compostos esteroides continuam sendo ativos em seu corpo por longo tempo, assim, continuando a aplicar feedback negativo para o hipotálamo e a glândula pituitária, e se você começar muito cedo a TPC não irá restaurar o eixo HPT para os níveis naturais. Se você começar muito tarde você corre o risco de perder massa muscular e também sofrer mais severamente a partir de efeitos colaterais estrogênicos, como depressão, baixa libido, disfunção erétil e ganhar ainda gordura.

Felizmente existem pessoas com amplo conhecimento sobre os efeitos dos esteroides no corpo e, neste caso, particularmente os efeitos sobre o eixo HPT. Uma dessas pessoas é um médico bem conhecido Sul-Africano que escreve sob o pseudônimo de Doctari. Depois de colocar de pesquisa e testes, ele desenvolveu um protocolo TPC que demonstrou grande sucesso em reverter os efeitos negativos dos esteroides sobre o eixo HPT.

Quando você determinou a meia-vida para o mais lento esteroide agindo, você pode usar a seguinte fórmula para calcular o tempo que você tem que esperar antes de começar a TPC:

3 x Meia-Vida = Tempo de Espera p/ iniciar TPC

Por exemplo, Se você combina enantato com dianabol, você vai esperar 3 x 8 (meia-vida do cipionato) = 24 dias antes do início da TPC. Isto é consideravelmente mais longo do que a maioria das outras fontes poderão dizer-lhe, porém, nunca tomaram em consideração que traços de um esteroide permanecerá ativo em seu corpo por até 7 x Meia-Vida. Assim, mesmo se você esperar um pouco mais de 3 x Meia-Vida a possibilidade de perda de massa muscular é muito pequena.

Bill Roberts (PHD em química, especialista em esteroides) recomenda que você use a TPC no pós- ciclo sempre que achar necessário, então se você não se sentiu recuperado semanas após o término de sua TPC SErms, pode ser que o seu eixo HPT não tenha se recuperado e você pode fazer uma nova TPC com clomid ou tamoxifeno. Bill não é adepto desse método Doctari; em geral ele recomenda iniciar a TPC 2 semanas após a última aplicação de drogas de meia-vida longa, mas recomenda uso da TPC por um período mais longo quando necessário.

Eu particularmente acredito que o melhor caminho, baseado na meia-vida aproximada dos esteroides, é esperar média de 4 semanas para drogas de meia-vida longa (você pode esperar mais tempo para começar com o HCG, entre 4-6 semanas, para ter mais efetividade), como  durateston, enantato e cipionato de testosterona, deca, boldenona (undecilinato e cipionato); e para injetáveis de meia-vida curta como propionato, fenilpropionato, acetato, você pode esperar entre 1 e 2 semanas para começar a TPC. No caso de um ciclo somente com drogas orais (oxandrolona, dianabol, hemogenin, stanozolol, turinabol) você pode começar a TPC no dia seguinte tranquilamente. Não tenho dúvida que o melhor caminho é o uso de exames, principalmente se a droga base do ciclo foi testosterona. Assim você pode fazer exames a cada 2-4 semanas após o final do ciclo e pode ter uma base melhor de quando começar a TPC. Os níveis normais de testosterona total ficam entre ~200 e 800 ng/dl (varia de acordo com o laboratório), então seu eixo hormonal só começará a responder bem ao estímulo antiestrogênicos (SERM’s, IA’s) e do HCG quando os níveis de testosterona e outros esteroides estiveram tão baixos quanto ~200ng/dl (no caso da testosterona total).

Para drogas de meia-vida longa a TPC deve durar ~8-10 semanas, 4 a 8 semanas para drogas de meia-vida curta, e ~4 semanas para drogas orais. Lembre-se que sem exames você está caminhando no escuro, e é muito difícil saber apenas pelos sinais do seu corpo se o seu eixo HPT está recuperado.

Autor: Eduardo Haluch ( http://www.duduhaluch.com.br )