jul

01

Shake Pós Treino!

pos treinoPÓS TREINO RUMO AO SINISTRO – NUTRIÇÃO AVANÇADA®

O período pós-treino é o período mais crucial para o praticante crônico de exercícios. O grande erro é que algumas pessoas atribuem o período pós-treino como sendo simplesmente as duas horas subsequentes ao exercício, a famosa, “janela das oportunidades”. É fato que após o treino o músculo encontra-se como uma “esponja” e está mais sensível à entrada de nutrientes. Mas é preciso ter consciência que o pós-treino é todo o período após o treino até que ocorra a próxima sessão do exercício. Em outras palavras, o seu melhor pré-treino é um pós-treino bem feito.

A utilização de carboidratos de índice insulinêmico alto após o treino teria como proposta aumentar a síntese de glicogênio, e o estímulo insulinotrópico deste tipo de suplemento contrarregularia os efeitos catabólicos dos hormônios secretados durante o exercício de maneira abrupta, pois a insulina faz os nutrientes do sangue voltarem para a célula, que nesse momento está sob efeito de hormônios que promovem a retirada de nutrientes da célula para abastecer o organismo.

O PÓS TREINO RUMO AO SINISTRO – NUTRIÇÃO AVANÇADA® contém glicose, que é a molécula final de açúcar utilizada por nossas células e  extremamente insulinotrópica, e vem acompanhado de proteínas hidrolisadas, ou seja, já “quebradas” , pois a maioria dos estudos demonstram maior secreção de insulina quando há ingestão concomitante de proteínas hidrolisadas e glicose.

Vale lembrar que o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) é altamente estimulado durante o exercício, promovendo a liberação de citocinas pró-inflamatórias liberadas em resposta à lesão muscular que ocorre naturalmente durante o exercício. Segundo Tirapegui (2012) a suplementação com carboidratos logo após o exercício promove a normalização do cortisol e uma redução na ativação do eixo HHA.

Também existem outras manobras dietéticas para reduzir o catabolismo pós-treino sem a utilização de carboidratos. A ingestão de Vitamina C já demonstrou reduzir os níveis de hormônios adrenérgicos e de cortisol em corredores de ultramaratona (Peters et al., 2001).

O PÓS TREINO RUMO AO SINISTRO – NUTRIÇÃO AVANÇADA®, formado por glicose, whey hidrolisado e peptídios de colágeno faz com que ocorra uma entrada abrupta de nutrientes na corrente sanguínea. Acredite: não há forma de ter nutrientes na circulação de maneira mais rápida, pois estão na sua última forma de utilização pela célula. Em sinergia temos Creatina, Vitamina C, que promoverá redução de cortisol, Cromo, que aumentará a sensibilidade à insulina e Potássio como mineral coadjuvante no processo de recuperação muscular.

REFERENCIAS:

LOON, L. J. C. V. et al. Maximizing postexercise muscle glycogen synthesis: carbohydrate supplementation and the application of amino acid or protein hydrolysate mixtures. Am J Clin Nutr,  v.72, p.106-111, 2000.

PETERS, E.M. et al. Vitamin C supplementation attenuates the increases in circulating cortisol, adrenaline and anti-inflammatory polypeptides following ultramarathon running.  Int  J Sports Med, v.22, n.7, p.537-43, Oct 2001.

TIRAPEGUI, J. Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física. 2 ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2012. (Tirapegui, 2012).


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Porção de 80g (4 medidas)

%VD*
Valor Energético 280 Kcal=1176 Kj 14
Carboidratos 45g 15
Proteínas 25g 33
Gorduras Totais 0,7g 1
Gorduras Saturadas 0,35g 1
Gorduras Trans 0g **
Fibra alimentar 0g 0
Sódio 372mg 15
Vit. C 45mg 100
Cromo 25 mcg 71
Potássio 500 mg **
Cloreto 304 mg **

 

Cada porção fornece 3 g de creatina.

(*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 Kj. Seus valores diários de referência podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

(**) Valores diários não estabelecidos.

 

Ingredientes: Glicose, whey protein hidrolisado, peptídeos de colágeno, creatina, Vitamina C, cloreto de potássio, picolinato de cromo, lecitina de soja (estabilizante), bicarbonato de sódio (regulador da acidez), ácido cítrico (acidulante), aroma idêntico ao natural de maçã verde, corante de clorofila, acessulfame de potássio e sucralose (edulcorantes).

Texto: Nutricionista Ney Felipe