ago

11

3 dicas fundamentais para o ganho demassa muscular

Cargas:Todos sabemos que para se alcançar a hipertrofia precisamos treinar pesado, o que ocorre é que muitos praticantes acabam confundindo treinar pesado com treinar com cargas maiores do que conseguem levantar. Acabamos vendo na academia uma serie de bizarrices, isso sem falar dos exercícios circenses, mas isso é assunto para outro post.

Na minha opinião o termo correto deveria ser treinar intensamente, o individuo não deve dar tanta importância as cargas, primeiramente o movimento deve ser realizado por completo. Por exemplo, em um supino deve se realizar o movimento descendo a barra ate o peito, estendendo o braço e não parando em cima para descansar. Após isso programar uma carga que torne o exercício intenso.

Intervalo: Na busca em conseguir levantar altas cargas e elevar o ego, muitos acabam dando um intervalo muito grande, acabam ficando mais tempo descansando do que treinando, o intervalo deve ser o mínimo possível, a cada serie o músculo deve ficar mais esgotado, se o intervalo for grande é como se o treino estivesse reiniciando o treino, o intervalo serve apenas para dar uma breve respirada, ajustar a carga adequadamente e chega.

2-3-4 series em 3-4 exercícios para o mesmo músculo, realizando estas ate a falha com o mínimo de intervalo em 20-30 minutos a musculatura estará completamente esgotada. Isso é treino intenso.

Repetições: Provavelmente alguém que nunca na vida treinou de verdade inventou as famosas 3 de 10 repetições, e que 4  repetições é força, 10 é hipertrofia e 20 repetições é definição. O que vai fazer com que a pessoa ganhe massa muscular ou perca gordura é a dieta.

Músculos não contam, realize o exercício até a falha, tenha apenas uma noção de que esteja fazendo muitas ou poucas repetições, e faça até falhar. Lembre se aquelas 2-3 últimas repetições que você faz superando seus limites é o que faz a diferença, é isso que separa o individuo que tem resultados expressivos daquele que fica o ano todo da mesma forma.

 O processo de hipertrofia ainda envolve muitos outros fatores como alimentação e descanso, temos outros post mais específicos nesse assunto, mas essas 3 dicas podemos considerar fundamentais para o treino. Realize movimentos com qualidade, indo ate a falha com uma carga adequada e o mínimo de intervalo, se você estiver falhando em algum desses pontos seu progresso na musculação estará comprometido.

A foto abaixo é da minha participação no Mr. Santos em 2012 e a segunda nesse ano de 2014 no brasileiro IFBB na categoria acima de 100kg.

2012x2014